sexta-feira, 9 de abril de 2010

O Escorredor Laranja do Bixiga

No dia em que comprei pra presente um plástico e colorido escorredor de macarrão, percebi o quanto aquele apartamento no Bixiga fazia parte da minha vida. Pouco antes do escorredor laranja, minha rotina ali era de passagem, vai e vem, nos vários sentidos do termo. Porém, o tempo foi passando e as visitas ficando, naturalmente, cada vez mais longas. Era junho, início de inverno, e evitar o frio e os lugares óbvios próximos ao bairro fazia com que a gente ficasse cada vez mais naquele espaço. Lá, organizávamos partidas de dominó que varavam a noite, além de jantares e almoços pra reunir os amigos. Era melhor que qualquer festa. E ali estava ele, sempre presente, o quase fluorescente escorredor laranja. Aquele apartamento sempre teve uma tendência pra apartamento coração de mãe. Um lance “sempre cabe mais um”. Gosto da ideia de dividir a vida com outras pessoas, de cozinhar pra muita gente, de vê-las felizes, comendo, saboreando cada garfada como se fossem bebês descobrindo os sabores nas primeiras papinhas. É, eu também tenho a tal tendência coração de mãe. E com o inigualável laranjão furado nunca foi diferente. Passaram por ele mãos de Curitiba, do Rio de Janeiro, de Brasília, São Paulo e até de Zarate, cidade do interior de Buenos Aires, na Argentina. Esse escorredor gosta é de movimentação. E a gente também.


2010. Quase um ano depois da aquisição do nosso querido companheiro laranja aqui estamos, no mesmo apartamento no Bixiga. Esse escorredor deveria ser tombado como patrimônio histórico da casa. Vão uns, vem outros e ele lá, fazendo parte das refeições e de toda a história daquele lugar. História. É isso que o amplo e acolhedor apartamento vai ser em poucas semanas. E agora, relembrando tudo isso, percebi o quanto o nosso laranjão importa. Tanto quanto importam os moradores dali. Tanto quanto importa o que construímos, o que vivemos e o quanto crescemos ali. E eu espero, do lugar mais fundo do meu coração, que todas essas coisas não se tornem apenas história e desçam com a água pelos buracos do escorredor de macarrão laranja.



4 comentários:

Daniel disse...

Oi, Jenniffer.

Muito bom seu blog e esse texto do escorredor, legal mesmo.
Todo mundo tem um desses em algum lugar. Um escorredor, um chaveiro, uma caneca… que a gente nem nota o que eles representam no uso diário mas quando se dá conta percebe que têm muito de nossas vidas impresso neles.
Depois de ler seu texto, dei uma olhada pela casa e pude perceber quanta história bacana - umas mais, outras menos - eu tenho nas minhas prateleiras.

Sem querer vc redecorou um apartamento hj.
Obrigado.

Daneil disse...

Ah, me esqueci de uma coisa, eu tenho mais de 30. \o/

yasmin disse...

JENNI, faz um tempo que estou atrás de você, os emails voltam e você nunca mais apareceu no msn. Quando der entra em contato meu msn/email é o mesmo: yasminlucita@hotmail.com.
Saudades, lindeza!

yasmin disse...

Aliás, vi fotos suas no twitpic e seu cabelo tá lindo! (: LINDO, lindo!!
Juro que estava nos meus planos encaracolar meu cabelo, mas deixei pra comprar um baby liss!! :)